Você está perdendo produtividade na Mineração? 4 sinais de que está na hora de substituir seu Britador

Você está perdendo produtividade na Mineração? 4 sinais de que está na hora de substituir seu Britador

Os britadores têm importância estratégica nas operações de mineração. Os resultados da planta dependem, em grande parte, de uma britagem que entregue eficiência na operação e qualidade no produto final.

Por isso, a perda de produtividade de um britador impacta diretamente o negócio. E o pior: essa queda ocorre de forma silenciosa e progressiva. Há pelo menos 4 sinais que indicam esse cenário. 

A Máquinas Furlan oferece ao mercado britadores que unem tradição e modernidade. São equipamentos robustos, de fácil manutenção e com ganhos em tecnologia, como a automação. 

Confira no post, incluindo o caso de uma mineradora que aumentou sua produtividade em 30% utilizando britadores Furlan. 

A importância do britador na Mineração. E os 4 sinais de que ele está com problemas

Profissionais que atuam em empresas de mineração sabem que a eficiência da britagem é um dos principais fatores para a lucratividade no segmento. A britagem gera, em grande parte, o sucesso de todo o processamento mineral. As etapas seguintes, principalmente a moagem, apresentam melhores resultados quando o beneficiamento do minério ocorre conforme o planejado.

Por outro lado, britadores ineficientes elevam os custos da operação, tanto em  eletricidade quanto em peças de desgaste e reposição – incluindo itens das peneiras, transportadores e equipamentos secundários, presentes nas demais etapas da planta.

Quebras súbitas atrasam contratos e metas, aumentam os gastos com manutenção e geram retrabalho. Em grandes operações, até mesmo uma pequena perda – de 2% a 5% – pode representar milhões em prejuízo ao longo do ano.

A equipe da Máquinas Furlan aponta 4 sinais claros e mensuráveis de uma produtividade em queda:

  • Redução da taxa de descarga (por tonelada/hora) do britador em relação ao histórico;
  • Aumento do tempo de parada não planejada;
  • Sobrecarga ou oscilações no motor, indicando esforço anormal;
  • Queda na taxa de fragmentação adequada (geralmente, o material sai acima da granulometria esperada).

Além disso, desgastes exagerados de mandíbulas, cones e revestimentos, bem como vibrações acima do padrão, também são indícios de alerta.

Produtividade na Mineração: é hora de trocar o britador ou fazer o reparo?

A Engenharia Furlan alerta: a queda de produtividade acontece de forma silenciosa e progressiva. O diagnóstico só é possível com o acompanhamento de dados e inspeção especializada. Nesse cenário, a descarga do material diminui e o rendimento por turno cai. 

Já a perda qualitativa aparece na variação da granulometria, na presença de finos em excesso ou, ao contrário, material mais grosso que o especificado. A máquina também passa a indicar folgas e desbalanceamento. 

A câmara parece inadequada e a regulagem, incorreta. Surgem picos de vibração e elevação de temperatura nos mancais. 

Além disso, uma alimentação irregular ou fora da especificação, seja por umidade, abrasividade ou tamanho, afeta a produção. O subdimensionamento do equipamento, diante da demanda atual, também causa problemas, assim como obstruções ao longo do processo.

Mas qual a melhor solução: substituir ou reparar o britador?

A dúvida é comum, e a Engenharia Furlan avalia os casos de forma personalizada. O reparo é recomendado quando há desgaste pontual, especialmente em equipamentos relativamente mais novos e com boa disponibilidade de peças.

Já a substituição é indicada em situações de baixa produtividade, tecnologia ultrapassada ou quando a manutenção custa mais que uma máquina nova. Também é importante comparar a eficiência energética dos novos modelos em relação aos antigos.

Britadores Furlan: projetos aprimorados ao longo do tempo

Empresas de mineração destacam os britadores da Máquinas Furlan por atributos como a robustez e a alta eficiência energética e pela câmara otimizada, que garante granulometria constante.

A manutenção simples reduz a inatividade dos equipamentos. A durabilidade superior dos revestimentos e componentes contribui nesse cenário. As peças nacionais ajudam na agilidade de eventuais reparos.

A mecânica consolidada se une à inovação, como a possibilidade de customização do britador conforme o tipo de minério. Ele pode vir equipado com sistemas de monitoramento e automação. O suporte técnico é um dos principais pontos elogiados pelas mineradoras.

A busca pela melhor solução Furlan para o cliente começa com uma análise do layout da planta, do tipo de rocha e os históricos de produção e de manutenção. Dados do desgaste das peças também ajudam a identificar se é um caso de regulagem, revisão da peça, retrofit ou substituição. 

Recentemente, uma mineradora de Minas Gerais procurou a Furlan, com o objetivo de ampliar a produtividade. Após os estudos, dois britadores CC 1200 XP – um secundário e um terciário – foram substituídos pelos novos modelos CC 1300 XT, da Furlan. A nova configuração passou a produzir até 30% mais que a anterior.

Soma-se a isso o fato de a Furlan atuar de forma estratégica: sua estrutura permite desenvolver projetos de planta completa, oferecendo uma visão “360 graus” das necessidades do cliente.

Então, o que você está esperando? Clique aqui, agende uma reunião com nossos especialistas e conheça o salto de produtividade que sua planta de mineração pode alcançar.

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.