Do Minério ao Campo: Equipamentos que Potencializam a  Produção de Calcário no Agro

Do Minério ao Campo: Equipamentos que Potencializam a Produção de Calcário no Agro

O Brasil comemora o Dia Nacional do Calcário Agrícola em 24 de maio. Em países tropicais, esse corretivo de acidez de solo se mostra fundamental para maior produtividade de alimentos e energia.

O consumo no país cresce anualmente. Porém, ainda está abaixo do mínimo necessário para uma nação como o Brasil.

A Máquinas Furlan apresenta um amplo catálogo de equipamentos para geração de calcário, seja em uma planta completa ou itens individualizados. Também dispõe de uma equipe de Engenharia especializada em projetos que envolvem, inclusive, mais de um produto final.

Confira.

Calcário entra na era da redução de custos na agricultura

O Brasil fechou 2024 com um consumo de 59,6 milhões de toneladas de calcário agrícola. O número representa um avanço considerável, se levarmos em conta os dados de 1985, quando a aplicação desse insumo nas culturas agrícolas era de 12 milhões de toneladas.

Porém, a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) empreende, ao longo da última década, uma campanha institucional de valorização do produto. As terras tropicais para cultivo de alimentos e pastagens apresentam elevada acidez. O processo de correção desse problema, chamado calagem, ainda é feito de forma conservadora.

Quando aplicadas, altas dosagens de calcário ampliam a produtividade na colheita. No Brasil, a estimativa é que o consumo mínimo deveria estar perto dos 80 milhões de toneladas.

A Abracal tem atuado, com o apoio de empresas como a Máquinas Furlan, na realização de eventos nacionais que focam também no incentivo à aplicação conjugada de corretivos – calcário e gesso juntos, por exemplo –, o que reduz os custos dos agricultores e pecuaristas.

Solos corrigidos com calcário são mais eficientes na absorção de fertilizantes, produtos com alto valor agregado. Ainda há maior divulgação da calagem em práticas como Sistema de Plantio Direto e a “safrinha”.

A Máquinas Furlan e a escolha do melhor fornecedor de equipamentos

A Máquinas Furlan apresenta como um dos principais diferenciais seu amplo portifólio de equipamentos, que atende as etapas de britagem, moagem e classificação do calcário. O produto é conhecido por sua reduzida granulometria.

A Furlan é uma das poucas empresas do mercado aptas ao fornecimento de uma planta completa para esse produto voltado ao agronegócio. Porém, também desenvolve máquinas individualizadas.

São moinhos de martelos, britadores e rebritadores de mandíbulas, peneiras e grelhas vibratórias. A operações pode utilizar ainda britadores cônicos, além de acessórios como os transportadores de correia.

A resistência mecânica da rocha existente na jazida permite, muitas vezes, a geração de outros produtos finais, como agregados para construção. São exemplos disso as variações de brita.

Projetos de plantas que geram diferentes produtos finais exigem, do fornecedor, uma equipe altamente capacitada. A Engenharia da Furlan tem experiência em projetos de calcário agrícola. Em parte dos casos, o atendimento levou ao desenvolvimento de uma liga mais adequada aos objetivos desse projeto.

Mais do que isso, o parque fabril da empresa também tem uma Fundição altamente especializada para a mudança no tipo de liga. Esse é um tipo de evolução que gera plantas mais produtivas e eficientes.

Seja para uma aplicação diferente, melhoria, aumento de capacidade ou mesmo uma planta nova, a Furlan está preparada para o atendimento ao cliente. Essa dinâmica gera diversos casos.

Um deles demonstra a importância do fator humano no projeto. O beneficiamento de rochas para geração de calcário envolve, em alguns casos, moinhos de martelos. Para esse tipo de equipamento, há a necessidade de um estudo mais detalhado da disponibilidade de energia elétrica na área onde se localiza a jazida.

Moinhos de martelos empregam motores de alta potência. O panorama da eletricidade é fundamental na análise desses projetos.

Consumidor está de olho na qualidade do calcário 

A escolha de um fornecedor confiável de equipamentos vai além da granulometria do material e da produção desejada.

Se, de um lado, a pedreira busca máquinas robustas que evitam paradas não programadas, de outro há agricultores e grandes organizações do agronegócio de olho na qualidade da mercadoria recebida. A atividade também é fiscalizada pelo Ministério da Agricultura.

Por isso, é hora de você falar com a equipe da Máquinas Furlan e saber como desenvolver seu projeto, seja na implantação ou em busca de melhorias nos resultados ou na redução das paradas indesejadas.

Clique aqui e fale conosco.

Back to blog

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.