5 motivos para adotar aços especiais nas peças para mineração
Compartir
A adoção de aços especiais na metalurgia aplicada à mineração ganha cada vez mais espaço. Peças de desgaste com composições especiais trazem benefícios às operações, como redução de custos e do tempo de inatividade das plantas.
O diferencial da Máquinas Furlan está na metalurgia. Uma das principais fornecedoras de equipamentos e peças para a mineração, a empresa oferece soluções personalizadas ao cliente. A composição dos seus aços especiais para impacto e abrasão resulta em melhor desempenho operacional.
Acompanhe este conteúdo e saiba como uma mineradora ganhou eficiência operacional com ajuda da Furlan, alcançando um aumento de 25% na vida útil das mantas dos britadores cônicos.
Metalurgia na mineração: 5 motivos para sua empresa de mineração adotar aços especiais na planta
As empresas de mineração ampliam seus resultados quando dão a devida atenção aos aços especiais para suas peças. A metalurgia na mineração representa um tema estratégico que, quando bem gerenciado, contribui diretamente para o aumento dos ganhos da organização ao longo do ciclo de produção.
De forma geral, a escolha de aços especiais corretos traz 5 benefícios diretos para a operação:
1. Maior vida útil das peças – Fornecedores de peças duráveis proporcionam à indústria de mineração uma frequência menor de substituições. A composição metalúrgica otimizada amplia a vida útil da peça em operações com impacto, abrasão ou ambos.
2. Redução do tempo de parada – Com menos trocas, o equipamento passa mais tempo em operação, maximizando a produção e a receita por hora. na mineração, o maior custo não é a peça, mas a máquina parada.
3. Otimização de estoque e logística – A maior durabilidade permite à mineradora reduzir a quantidade de peças em estoque, liberando capital e simplificando a gestão logística.
4. Melhor desempenho operacional – A geometria da peça estável por mais tempo garante equipamentos com máxima eficiência, inclusive energética, além de maior segurança para os operadores.
5. Redução do Custo Total de Propriedade – Embora o custo inicial da peça especial possa ser maior, o custo por tonelada processada é significativamente menor. E está comprovado que o custo por tonelada processada é a métrica mais representativa do desempenho da operação.
Mas qual tipo de aço escolher?
O aço manganês é resistente ao impacto e, por isso, é utilizado nos britadores, como mandíbulas e cunhas, mantos e revestimentos de britadores cônicos e/ou giratórios, barras para britadores de impacto e martelos para britadores primários.
Já os aços de cromo-molibdênio apresentam maior resistência ao desgaste na etapa de moagem, sendo indicados para placas de revestimento, divisórias e grelhas em moinhos de bolas ou barras; assim como para anéis e cilindros de moinhos de rolos.
A resistência à abrasão é a principal característica do ferro branco alto cromo, indicado para moinhos de bolas e impulsores de britadores. Quando falamos em trabalhos com altas temperaturas, pensamos no aço refratário, utilizado nas empresas de cimento.
Aqui no blog, já falamos sobre os itens que devem ser monitorados para aumentar a vida útil das peças.
“A Furlan não vende aço, vende desempenho”: uma parceira consultiva a seu lado
A Máquinas Furlan une sua experiência de 63 anos às necessidades específicas dos clientes em peças fundidas. Pesquisa, desenvolvimento e aplicação de materiais de alta performance resultam em ligas metálicas adequadas para condições extremas de impacto e abrasão.
A equipe de Excelência Metalúrgica define, de forma personalizada, as ligas necessárias para atingir o desempenho esperado em campo. Com isso, a durabilidade e a confiabilidade das peças aumentam.
“A Furlan não vende aço, vende desempenho!” Mais do que uma fornecedora, a empresa atua como uma parceira consultiva ao propor a liga correta, avaliando fatores como o tipo de material beneficiado, a força de impacto e velocidade de desgaste registrados na planta do cliente.
A Excelência Metalúrgica supervisiona todo o processo, desde a seleção da matéria-prima até o tratamento térmico final e o controle dimensional. Essa rastreabilidade completa é a garantia da qualidade.
Um exemplo desse trabalho está no caso do cliente que enfrentava quebras prematuras em mantas de britadores cônicos, devido a impactos e fadiga. Após análise, a Furlan propôs uma otimização na liga de manganês, com um ajuste no teor de carbono e melhoria na estabilidade da austenita (a microestrutura tenaz).
Como resultado, o tempo de vida útil das mantas foi estendido em 25%, reduzindo paradas não programadas e os custos de manutenção do moinho.
Quer saber como as peças duráveis podem aumentar os resultados da sua empresa de mineração? Fale conosco.