
Reutilização de água na mineração: veja como a sustentabilidade pode beneficiar sua empresa
Compartir
O desenvolvimento de práticas sustentáveis foi um dos setores que mais receberam investimentos nas indústrias nas últimas décadas. A reutilização de água na mineração surge como um dos principais focos desses projetos, tanto por questões ambientais como na busca pela redução dos custos operacionais e das paradas na produção.
Nesse post, a equipe da Máquinas Furlan apresenta iniciativas eficientes nos processos de uso de recursos hídricos na mineração. Os circuitos fechados na moagem e o reaproveitamento de água das minas integram a relação de práticas sustentáveis.
Confira.
Práticas sustentáveis na mineração: benefícios ambientais e redução de custos
De forma geral, as práticas de sustentabilidade foram as que mais impactaram as empresas nas últimas décadas. As constantes mudanças atingiram todas as áreas dos negócios, mas foi na utilização eficiente dos recursos disponíveis que vemos os maiores avanços.
Por sua alta demanda, os investimentos em novos processos tiveram foco especial na gestão da água. Em grande parte, o olhar vigilante da sociedade gerou esse salto. Ocorrências em algumas das plantas de mineração levaram governos e entidades a questionarem os métodos utilizados até então.
A prática trouxe outro benefício: o financeiro. A sustentabilidade auxilia no enfrentamento de desafios comuns das mineradoras e pedreiras. A lista inclui a diminuição nas paradas das plantas e dos custos operacionais, além do estímulo aos processos mais eficientes.
As empresas de mineração reduzem seus custos, da captação até o descarte da água, quando investe em circuitos fechados e recirculação. A tecnologia em filtragem de rejeitos estimula o reaproveitamento hídrico.
São práticas valorizadas por governos, órgãos fiscalizadores e investidores, inclusive por conta da metodologia ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança). Ainda impulsionam a reputação das marcas, na acirrada disputa pelo cliente.
A experiência da Furlan em projetos dos clientes: conheça boas práticas
Com 63 anos de atuação e expertise no setor, a Máquinas Furlan acumula participação em projetos sustentáveis desenvolvidos em parceria com seus clientes, sempre adequados às particularidades de cada operação. Essa trajetória, inclui, por exemplo, a implantação de circuitos fechados que permitem o uso contínuo da água nos processos de beneficiamento e transporte.
A equipe Furlan cita ainda a recuperação de água em barragens de rejeito, com o emprego de bombas e drenos.
Plantas com sistema a seco registram boas experiências, nas seguintes fases:
- No beneficiamento do minério, os circuitos fechados de água para moagem, flotação e concentração podem ser otimizados, assim como a recuperação da água presente nos espessadores e filtros antes do empilhamento do rejeito. Há mineradoras que aproveitam internamente a água de drenagem da mina, após o devido tratamento.
- No controle de poeira, a água dá lugar aos aditivos supressores dessa poeira (polímeros, sais higroscópicos e espuma, entre outros). A otimização no uso de caminhões-pipa pode ser feita com a criação de rotas inteligentes e monitoramento por sensores.
- A reutilização inclui os setores de Infraestrutura e Apoio da empresa. Efluentes tratados alimentam oficinas e banheiros. A água da chuva lava equipamentos e irriga vias, entre outras tarefas.
- A gestão hídrica monitora o consumo por setor e até mesmo define indicadores (como, por exemplo, m³ de água por tonelada de minério produzido). O treinamento de equipes em práticas de uso racional da água é importante.
Avalie ações em atividades específicas de sua indústria
Há práticas adotadas pela Furlan que podem ser replicadas em qualquer tipo de indústria, como redutores de vazão nas torneiras ou temporizadores (que combatem as torneiras deixadas abertas).
Também existem medidas específicas para a empresa. Um exemplo está na água industrial utilizada no setor de Tratamento Térmico da Furlan. A água das torres de resfriamento das peças integra um circuito fechado, e há reposição somente da água evaporada nessa etapa fabril.
E aí, conta para a gente se a planta de mineração da sua empresa adota práticas sustentáveis, que contribuem inclusive para a competitividade da empresa. Se sua resposta for sim, parabéns! Do contrário, que tal começar? Nos dois casos, conte com o a Engenharia da Máquinas Furlan para aprimorar os processos de beneficiamento de minérios.
Clique aqui e vamos conversar.