Transportadores de Correia Furlan: economia, resistência e baixa manutenção

Transportadores de Correia Furlan: economia, resistência e baixa manutenção

Os transportadores de correias na mineração, também chamado de correias transportadoras, têm papel bastante relevante e representa um grande desafio para as empresas. Estamos falando de uma fase fundamental da operação de beneficiamento de rochas.

Seu uso envolve a integração de processos e representa produtividade, eficiência e redução de custos. Por isso, listamos nesse post informações básicas para a melhor escolha de fornecedor do equipamento, a partir da experiência da equipe de Engenharia da Máquinas Furlan.

Também aborda como obter resultados excepcionais no produto final, evitando retrabalho e perdas na produção.

Confira.

Como fazer a escolha do melhor fornecedor de transportadores de correia

A principal tarefa de um transportador de correia na instalação, como o próprio nome diz, é fazer o transporte do material, de um ponto de alimentação até um ponto de descarga. O transporte pode ser de um equipamento para outro, ou mesmo para uma pilha “pulmão” ou de produto.

Em soluções como a oferta de planta completa, é possível encontrar diversos transportadores de correia no layout.

A equipe da Máquinas Furlan também já se deparou com situações mais especiais, em que o material está sujeito a uma temperatura acima da ambiente. Para casos assim, o transportador deverá ter a cinta de borracha com característica de resistência à temperatura.

Uma das principais fornecedoras para a indústria da mineração, a Máquinas Furlan também se destaca na hora de projetos que envolvam os transportes. De forma geral, esse tipo de equipamento fornecido pela Furlan ganha destaque entre os concorrentes por 3 benefícios principais.

1. Economia;

2. Resistência;

3. Baixa manutenção.

Demos algumas dicas preventivas na manutenção nesse post.

A Furlan sempre faz o atendimento buscando a melhor solução para o cliente. Para atingir esse objetivo, a troca de informações entre o cliente e a fornecedora precisa ser bastante assertiva.

De forma geral, o bom dimensionamento do transportador de correia leva em conta a potência, a largura e comprimento da correia, bem como a velocidade de operação, sem esquecer do tipo de material a ser transportado.

Bem dimensionados, os transportadores trazem ganhos operacionais significativos, principalmente evitando sobrecargas no equipamento – que, nessas condições, se torna um gargalo na instalação. Quando há sobrecarga, geralmente há maior consumo de energia, aumentam as ocorrências de quebras e manutenções corretivas.

O que é preciso saber sobre o tipo de material transportado?

Na escolha, a indústria precisa levar pontos que constam em um checklist que o time da Furlan costuma adotar, considerando:

  • o tipo de material a ser transportado e sua granulometria;
  • a capacidade do transportador de correia;
  • o layout da instalação, constando o estágio que o transportador está inserido na instalação;
  • e eventuais particularidades do material, como temperatura e umidade.

Vale lembrar que o grau de enchimento da correia é outro ponto que merece destaque.

No beneficiamento de rochas, a integração de processos reduz danos em equipamentos de alto custo empregados na britagem primária e secundária, peneiramento, moagem e empilhamento. Também evita o comprometimento do produto final, que gera retrabalho ou perdas de material.

Diferenciais Furlan: componentes de 1ª linha, manuais e desenhos de montagem

Os diferenciais dos transportadores da marca Furlan estão em pontos como o atendimento aos requisitos na NR-12, conjunto de regras sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores que operam equipamentos.

A Furlan também utiliza componentes de fornecedores de 1ª linha. Os manuais e desenhos de montagem entregues ao cliente detalham a constituição, a montagem e operação do produto, o que facilita o trabalho dos operadores da planta. O cliente ainda tem à disposição o layout da instalação.

Gostou do conteúdo? Então vamos marcar uma conversa e saber como a Máquinas Furlan, com 63 anos de mercado, pode ajudar. Clique aqui.

 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.