A Força Estratégica por Trás da Produção: O Papel da Engenharia Furlan

A Força Estratégica por Trás da Produção: O Papel da Engenharia Furlan

A área de Engenharia das empresas fabricantes de máquinas para mineração passam por inúmeros desafios. Nos dias atuais, clientes buscam além de equipamentos; querem projetos que transformem obstáculos operacionais em soluções lucrativas e duradouras. 

Em 2 artigos aqui no blog Minerando, vamos contar como o foco em soluções personalizadas, durabilidade, excelência metalúrgica e suporte contínuo tornaram a Máquinas Furlan líder no mercado de equipamentos para mineração.

Nesse primeiro artigo, o conceito de soluções completas gera ganhos operacionais. A Engenharia Furlan atua em todas as etapas do projeto, do estudo de necessidades até o layout da planta, incluindo a entrega dos equipamentos e o pós-venda.

Confira.

As principais dores na mineração; baixa produtividade é uma delas

Desde o início da indústria de mineração, os bons resultados do setor estão atrelados ao aprimoramento contínuo das técnicas de Engenharia. No beneficiamento de rochas, produtos duráveis e com alta performance representam redução dos custos operacionais para a mineradora. 

As dores relatadas pelas mineradoras ao time de Engenharia e Comercial da Máquinas Furlan ajudam nessa análise. Otimizar a relação custo-benefício operacional é o principal objetivo dos empresários e gestores que buscam a Furlan, geralmente cansados da baixa produtividade, já que muitas vezes a planta não atinge a tonelagem por hora desejada, resultando em queda na rentabilidade do negócio.

Ainda há relatos de frequentes paradas não programadas, quebras inesperadas, consumo elevado de energia e desgaste prematuro de peças. Esses fatores geram  gargalos e perdas produtivas.

O alto custo operacional, chamado de “OPEX”, assusta. A tonelada produzida se mostra cara.

A qualidade do produto final é outra queixa. Em muitos casos, o material britado ou classificado está fora das especificações do mercado. Geralmente, apresenta formato lamelar, granulometria incorreta e/ou excesso de finos.

Mesmo diante dos desafios, a Furlan se destaca por transformar cada obstáculo em oportunidade. Atua em projetos de implantação e expansão, assegurando a integração eficiente de novos equipamentos às linhas já em operação.

O checklist estratégico da Engenharia: análise começa pela matéria-prima

Com 63 anos de atuação no mercado, a Furlan entendeu que “boas perguntas” auxiliam em um projeto eficiente. A Engenharia da Furlan busca entender o contexto operacional, para ofertar solução completa, indo além da lista de equipamentos.

Basicamente, são 4 pontos de análise, a começar pela matéria-prima existente na planta. Pode ser basalto, granito ou calcário, entre outros. A análise inclui a dureza e a abrasividade da rocha, bem como o tamanho máximo na alimentação.

Essas informações determinam o tipo de britador e a liga metálica ideal para as peças de desgaste, garantindo durabilidade e eficiência.

O checklist inclui o produto final desejado, que pode ser pó de brita, pedrisco, pedra 1, em planta de agregados para construção, por exemplo. Com base no volume esperado de cada produto, realizamos o balanceamento de massa. A partir desse estudo, dimensionamos britadores e peneiras, definindo o layout da planta que busca maximizar a rentabilidade e atender à demanda do mercado.

a infraestrutura e logística ajudam nos projetos de plantas completas. Elas consideram a viabilidade geográfica, layout da planta atual (se houver) e as condições de alimentação e descarga.

Referência no país, a Furlan está entre as poucas especialistas em plantas completas para mineração.

Por fim, o checklist avaliará a situação operacional da planta, considerando itens como histórico de paradas, vida útil das peças e consumo de energia. São dados cruciais para o cálculo do Retorno sobre o Investimento (ROI), focando em menor OPEX e maior uptime – o indicador que representa o tempo em que a máquina opera sem paradas inesperadas.

Veja os diferenciais da Engenharia Furlan; solução completa é um deles 

Mas o que leva os clientes a buscarem a Máquinas Furlan?

Um dos principais diferenciais da empresa está na abordagem consultiva e personalizada  da Engenharia, voltada para a otimização de processos

A planta é entendida como um sistema integrado, com um balanceamento de massa eficiente. Podem ser realizadas modificações pontuais  em equipamentos existentes, da marca Furlan ou não, ou ajustes na composição das peças, garantindo melhor performance do processo.

A Excelência Metalúrgica e a durabilidade das peças valorizam a Divisão de Fundidos. A expertise em ligas metálicas inovadoras amplia a vida útil do componente e reduz as paradas não programadas.

Vale ressaltar que a Engenharia integra o departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Serviços e Aplicações (DNPSA). A união de diferentes setores da Furlan em um mesmo grupo de trabalho alavancou projetos, conforme contamos nesse post.

Outro destaque está na equipe de Suporte e Assistência Técnica de Pré e Pós-Venda, que oferece também treinamento e assistência contínua. 

A missão da Máquinas Furlan vai além da fase inicial de operação: a empresa acompanha o cliente também na análise dos resultados futuros, e esse compromisso com a performance e a satisfação do cliente reforça sua posição de liderança no mercado.

Então, está na hora de ampliar os negócios de sua empresa de mineração. Vamos agendar uma reunião e avaliar essa oportunidade. 

Mas você ainda tem dúvidas? Veja o próximo artigo. Vamos mostrar como um projeto da Furlan aumentou a produção de pedrisco em 226% e a de pó em 72% em uma empresa de mineração.

 

Regresar al blog

Deja un comentario

Ten en cuenta que los comentarios deben aprobarse antes de que se publiquen.