
Peneiramento na Mineração: Vibratória ou de Alta Frequência? Saiba como escolher
Compartir
O peneiramento na mineração representa uma etapa importante na geração de produtos finais. Por isso, a escolha do tipo de equipamento a ser empregado requer uma análise mais detalhada por parte das empresas de mineração.
Peneiras vibratórias de alta frequência equipam linhas de produção com granulometria bastante reduzida, os chamados “pós”. Já as peneiras vibratórias convencionais, mais tradicionais, estão presentes na geração de materiais maiores como Brita 1, 2 e pedrisco.
Neste post, vamos entender as principais diferenças entre as Peneiras Vibratórias (linhas PVA e PVM) e Peneiras Vibratórias de Alta Frequência (linha PVAF), seus tipos de classificação de materiais e quais pontos você deve considerar na escolha do equipamento ideal para seu projeto.
Atenção na escolha da peneira para mineração; eficiência é fundamental
O peneiramento na mineração, a seco ou úmido, permite separar os materiais de acordo com a granulometria desejada. Os melhores resultados surgem a partir de características como:
- Mecanismo de vibração;
- Amplitude;
- Frequência;
- Abertura das malhas;
- E resistência ao desgaste, entre outros.
A eficiência ideal no peneiramento fica entre 90 e 95% do material beneficiado. Assim, evitam-se desperdícios com perdas, retrabalho, e contaminação conforme mostramos nesse post.
Qualidade do equipamento reduz custos e paradas
Os engenheiros da Máquinas Furlan, uma das principais fornecedoras globais de equipamentos para mineração, destacam a relevância de uma visão completa da operação. A peneira deve ser avaliada juntamente com a capacidade de britagem e a alimentação constante.
Os 63 anos de atividades da Furlan nos permitem entender as reais necessidades dos clientes. A redução nos custos operacionais inclui a escolha de equipamentos robustos e de fácil operação. Agilidade na manutenção preventiva e peças duráveis, que reduzem o tempo de parada.
A sustentabilidade também ganha força, com a escolha de um fornecedor que avalie a redução no consumo de água e energia, e principalmente, priorizam a segurança dos operadores
As peneiras Furlan unem qualidade e desempenho
A Máquinas Furlan oferta soluções completas para empresas de mineração. São projetos personalizados, dotados de equipamentos resistentes, com alto desempenho e de eficiência comprovada.
Nessa fase da operação, as Peneiras Vibratórias Furlan linha PVA/PVM são indicadas na classificação intermediária e final para diferentes aplicações com malha mínima de 8 mesh. Está presente, por exemplo, na geração de agregados para construção (areia e brita) e minérios em geral.
A estrutura em aço carbono, montada sobre molas de aço especial, confere à linha PVA/PVM alta durabilidade. Além disso, a maior área de peneiramento proporciona maior o rendimento. Já as diferentes inclinações e amplitudes entre os módulos contribuem para eficiência.
Os contrapesos tipo leque permitem uma regulagem de amplitude bem rápida.
Alta Frequência amplia resultados no peneiramento de finos
Já as Peneiras Vibratórias de Alta Frequência PVAF Furlan aprimoram a classificação via seca de materiais de granulometria bem fina, de até a malha de 0,3 mm. São produtos finais comumente chamados de “pó”, como: pó de rocha, areia e cerâmica, entre outros.
Ela permite, por exemplo, que de um tipo de material possam ser gerados três produtos finais, como por exemplo, as diferentes granulometrias de areia.
A alta eficiência se alia à ampla faixa de ajustes de inclinação da máquina. Há ganhos na vibração, com ajustes individuais pontuais no equipamento quanto à amplitude e frequência.
Agora que você conhece as diferenças entre as peneiras vibratórias e as de alta frequência, clique aqui e fale com nossos especialistas. Podemos te ajudar a encontrar a solução mais adequada para sua planta e garantir o máximo desempenho no peneiramento da sua produção.